sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Parlamento Jovem Brasileiro


O que é o Parlamento Jovem Brasileiro?


O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do Deputado Lobbe Neto, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

O tema sugerido para a VII edição do programa é "O jovem e o mercado de trabalho" e foi realizada no período de 22 a 26/11/2010 na Câmara dos Deputados, Brasília- DF.

Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas:

  • Agricultura e Meio Ambiente;
  • Saúde e Segurança Pública;
  • Economia, Emprego e Defesa do Consumidor;
  • Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares.

O Conselho Nacional dos Secretários de Educação - CONSED encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa da Câmara, irá escolher os projetos participantes. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.






A Direc 28 no Parlamento Jovem


Nas três últimas edições, a Direc 28 foi representada no Parlamento Jovem pelos estudantes do Colégio Estadual Teixeira de Freitas e do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães conforme segue:


Em 2007:

·         Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães:
Uerbson Cantídio dos Santos Peixe;
Caio Cezar Almeida Correia.

·         Colégio Teixeira de Freitas:
Fabricia Tenório da Silva
Soane Rodrigues da Silva



Em 2008:

  • Col. Teixeira de Freitas e Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães:
Agricia Nielly
Elionaide Oliveira
Eveline Barreto
Ivanilton Gomes


Projeto aprovado: A PEC de autoria da estudante Eveline Dias Barreto, de 17, da Bahia, que permite a intervenção federal quando unidades da federação se omitem na resolução de problemas ambientais.



Em 2009:

·         Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães:
Alfredo da Silva Feitosa.



Também contaremos com a participação de estudantes da nossa Regional na Edição de 2010:

·         Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães:

Arlinda Feitosa
Tamires Marques de Sá Silva.



Os projetos das duas alunas enviadas pela Direc 28, isto é, de Senhor do Bonfim, foram selecionados!

Parabéns a elas!



Outras informações estão disponíveis no site da Câmara Federal (Clique aqui).

Obs.: Mais novidades serão postadas aqui no momento oportuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares